Acupuntura - Itatiba SP - Clínica Fisiozonio - Fisioterapia, Acupuntura e Ozonioterapia

Fisiozonio
Title

Fisiozonio
Dra. Cléa Paiva
Acupuntura Itatiba SP
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A medicina chinesa é milenar, e através dela estudamos a relação yin/yang, teoria dos 5 elementos e circulação de energia entre os meridianos.
Visa harmonizar o corpo/organismo, para que haja a livre circulação de Qi (energia) por todos os meridianos.
Dentro da medicina chinesa temos um leque de possibilidades e técnicas, que são utilizadas para promover a homeostase do organismo, diminuir as dores, quadros inflamatórios, regular o fluxo menstrual, diminuir edemas (inchaços), dores de cabeça / enxaqueca, atua nos sintomas da menopausa etc.
Dentre as técnicas, temos as seguintes:

Acupuntura
Consiste em estimular os pontos dos meridianos afim de tratar o paciente de acordo com o quadro apresentado, após avaliação detalhada. Este estímulo se dá através da inserção de agulhas no ponto a ser tratado; Caso o paciente tenha medo / fobia de agulhas, temos a opção do laser que fará o mesmo efeito, ou a acupressão (pressão nos pontos dos meridianos).
Auriculoterapia
Técnica utilizada através do estímulo de pontos auriculares (orelha) com a inserção de pequenas agulhas, ou ainda sementes de mostarda / ou cristais, que ficam na orelha por uma semana; essa técnica é indolor e muito recomendada para crianças.
Moxabustão / Moxaterapia
Realizada através do calor promovido por um bastão da erva Artemísia, que quando aquecida libera propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
Caso o paciente não goste do cheiro produzido pela Artemísia, temos a moxa de carvão ativado, que é sem odor.
Ventosaterapia
Técnica realizada através de “copos” de acrílico que são colocados no local de dor ou onde deve ser tratado, estes fazem um vácuo na pele e de acordo com o quadro do paciente é feito o arraste (deslizando a ventosa no local acometido) , esse procedimento é realizado na pele com o uso de creme, para não machucar o paciente; ou ainda a colocação da ventosa em pontos específicos , e deixando-a por alguns minutos.
Cone Hindu ou Cone Chinês
Um cone feito com cera de abelha (o que lhe confere ação bactericida devido ao própolis), envolto com fibra, no caso dos utilizados na clínica ainda temos os óleos essenciais.
Extremamente eficaz no tratamento de afecções respiratórias, como: rinite / sinusite / ou alergias respiratórias, pois auxilia na desobstrução das vias aéreas. Também eficaz no tratamento de zumbidos / labirintites / alívio da ansiedade etc.